Turma da Tarde

Teatro – As aparências enganam


Texto criado pelos educandos...

oficina de teatro surgiu de uma simples idéia do educador Leandro. Foi solicitado que achássemos o problema que afetasse a comunidade para fazermos uma matéria para por no blog. A sala foi dividida em 02 grupos, e cada um deveria decidir o que iriam fazer. Tínhamos que desenvolver uma dramatização, uma reportagem, gravações, entrevistas entre outros.

Por exemplo, o grupo das “aparências enganam” discutiram os gostos de cada jovem do grupo e assim montaram uma dramatização de um fato real que acontece muito nas comunidades carentes de São Paulo.

E o outro grupo escolheu o tema gravidez na adolescência porque muitas jovens de 14 a 18 anos ficam grávidas muito cedo principalmente porque não recebem orientação dos pais.

Fizeram uma apresentação em forma de jornal onde se apresentam a matéria escrita. As entrevistas foram feitas com duas jovens que passaram por essa experiência. Agravação foi feita em áudio e vídeo. E o teatro foi de uma jovem chamada Luciana que ficou grávida por se envolver com um de seus amigos em um baile funk.



Texto do Educador:


Esta atividade, foi a que mais levou tempo para ser finalizada, tendo seu inicio no dia 22/10, e término no dia 04/11 (06 encontros) e teve como propósito, contextualizar a criação e alimentação do blog, favorecer o protagonismo juvenil, formas de trabalharem em grupo e lidarem com os problemas enfrentados, desinibir os mais timidos, e ainda iniciar a pratica prevista pelo Pju de Explorar, experimentar e produzir.

Iniciamos a atividade dividindo a turma em dois grupos (intitulados grupo um e grupo dois) e distribui um instrumental com algumas problemáticas referentes a criação, manutenção e propósito do blog. Foi dado um tempo para os adolescentes discutirem, e resolverem em grupo as questões apresentadas (o que iríamos postar no blog, porque, como, e como criar uma forma de todos do grupo participarem).

No segundo momento, eles apresentaram suas idéias, e em cima delas, iniciamos a próxima atividade:

Grupo 1 – Levantar um “banco de talentos” do grupo, colhendo informações individuais sobre o que se gosta de fazer (e fazem), sobre o que se tem vontade de fazer/aprender, e como desenvolver, juntando todas as diversas informações, uma atividade que ligue e agregue todos os “talentos” (problemática pra ser discutida em grupo).

Grupo 2 – Como este grupo é caracterizado pelos adolescentes que ainda apresentam maior dificuldade de comunicação e sociabilização, e o material apresentado por eles na atividade 1 foram respostas vagas dadas por alguns adolescentes (entende-se como resposta vaga o seguinte: O que é interessante postar no blog? Várias noticias e matérias sobre o universo do jovem), foi proposto como atividade, eles elencarem uma temática especifica, e se aprofundarem no tema, realizando os seguintes registros: Foto, Texto, Video-matéria, entrevista (áudio) e dramatização.

Posteriormente começamos a atividade dividindo os grupos conforme atividade anterior, e retomando as idéias e combinados tratados. Grupo um elencou os talentos diversos, e decidiram através da “ligação” dos talentos, desenvolverem novamente um teatro para representar o grupo, abordando o tema “as aparencias enganam” que tinha como propósito mostrar os abitos e costumes dos jovens nas grandes metrópoles.

O grupo dois, iniciou a produção de seus materiais... A parte responsável pelo texto foi até a UBS jardim Gaivotas colher dados sobre a questão da gravidez na adolescência (tema escolhido por eles como o prioritário), e a parte responsável pela dramatização começou a ensaiar as falas. Após o intervalo, eles se organizaram, e foram até a casa de uma adolescente (amiga de algumas pessoas da turma) ver a possibilidade de uma entrevista. Após a confirmação, realizaram a gravação (vídeo) de uma entrevista. Acharam importante também, realizar mais uma entrevista, esta com outra adolescente, que já tinha tido um filho.

Em conversa com a turma, discutimos que mesmo as produções saindo, ainda era nescessário criarmos uma forma desta atividade ser coletiva, e como proposta, os jovens trouxeram a idéia de juntarmos tudo que estava sendo feito, e apresentarmos isso no formato de um programa jornalístico.

Dentro do grupo dois, houve então uma divisão, que ficou responsável por cuidar da apresentação deste programa.

Todos os jovens da turma (30) participaram ativamente desta produção, que considero como a mais importante até o momento, por atingir todos os resultados esperados, e superando as expectativas pela qualidade dos materiais, e talento apresentado pelos jovens, sem fugir dos princípios e propósitos do Programa Jovens Urbanos.

As criticas e avaliações apresentadas posteriormente pelos jovens, como a nescessidade de em outras atividades mudarmos os membros dos grupos (fala de alguns), ou mesmo não termos grupos, mostra aspectos positivos, como a vontade de interação entre a turma.

As atividades posteriores tiveram maior qualidade, participação e interesse após esta produção.





0 comentários:

Postar um comentário