Turma da Manhã

Data: 10 à 12 de novembro. Período: Adesão. Turma: Manhã.

Título: Formação dos jovens para planejamento e acompanhamento das ações formativas. Continuação do desenvolvimento dos micros-projetos.

Ação: Rodas de discussão sobre as oficinas de planejamento e importancia sobre a participação dos jovens no processo de desenvolvimento do programa Jovens Urbanos. Produção de textos a partir das questões norteadoras sobre planejamento participativo. Participação de jovens em processo de entrevistas, Dinâmicas e processos de elaboração de apontamentos para o planejamento dos jovens realizado pelos jovens. Reunião de grupos para construção de planejamento dos micros projetos.

Detalhamento

contar o objetivo: Apresentar e construir o plano participativo com os jovens da 5º edição do programa Jovens Urbanos.

Justificativa: Com base no príncipio da participação dos jovens no processo de planejamento de parte do programa Jovens Urbanos proporcionar aos jovens sua autonomia, senso critico e protagonismo juvenil a através de parte dos processo de decisões.

desenvolvimento

O conjunto das ações desenvolvidas nesta semana tiveram como eixo norteador a apresentação aos jovens sobre os processos e implicações envolvidas em planejamento e execução de planejamentos das ações do programa Jovens Urbanos. Neste sentido as atividade do dia 10 iniciou com a apresentação da proposta e em seguida a solicitação de uma reflexão individual em relação as seguintes questões norteadoras: O que eu busco com o PJU?, O que o PJU contribui para a minha vida? Qual contribuição posso dar ao PJU? O que entendo com os termos PJU? Após momento para reflexão e produção de textos sobre a questão, alguns jovens elaboraram perguntas e questões voltadas a dinâmica de aquecimento já que era sabido entre os jovens que o processo de apresentação do plano participativo seria desenvolvido com educadores de outra ong. Neste sentido, alguns grupos elaboraram algumas questões sobre a ong do educador visitante.

O dia 12 seguiu com duas ações. A primeira ação consistiu na continuidade das questões que estariam envolvidas no processo de desenvolvimento e envolvimento dos jovens no plano participativo. Neste sentido retomamos as questões sobre o sentido das explorações, produções e experimentações bem como a relação entre juventude e cidade.

Por fim, as ações do dia 13 de novembro ficaram para a continuação da elaboração e organização de um mini projeto a ser desenvolvido pelos jovens. Assistimos a produção de um video teatral dos jovens do período da tarde como demonstração do que poderiamos entender como produção(veja relatório do educador da tarde e video produzido pelos jovens da tarde.)

Avaliação: As atividade de apresentação de conteúdos aos jovens foi melhor aceita do que a as atividades voltadas a elaboração dos grupos de alguma atividade ou questão dos interesses dos jovens as quais poderiam se converter em projeto. Neste sentido o educador procurou estabelecer pensar estratégias de construção mutua de propostas de ações com parte dos grupos constituidos e engajados na proposta de construção de micro-projetos.

Recomendações para próximas ações: Mais dinâmicas voltadas ao estimulo de criação e iniciativa.

0 comentários:

Postar um comentário