Turma da Manhã

Data: 1 á 3 de dezembro. Período: Adesão. Turma: Manhã

Título: Trabalhando com projetos; acompanhemento das propostas e processos de produção. Continuação.

Ação: Acompanhamento das propostas de trabalho elaborada pelos jovens, orientação, verificando cronograma e demanda. 1º avaliação das atividades dos jovens envolvidos na exploração e experimentação na Casa da Dona Iaiá. Rodas de conversa.

Detalhamento:

Objetivo: dar continuidade as ações dos jovens referente ao micro-projeto e seus processos de construção do produto.

Justificativa: Com base nas ações e orietações originas na 1º visita técnica e com os processos de formação adquirido até então continuar e estimular processos de criação de projetos dos jovens.

Desenvolvimento

Os dias 1, 2 e 3 de dezembro estiveram destinados a continuação do processo de desenvolvimento, criação e operação dos projetos dos jovens. O grupo I, voltado a construção de uma reportagem sobre o problema do transito e do transporte público na cidade e em específico na região onde moram se dividiram em sub grupos para a execução das tarefas. Tal como observado este grupo de jovens compreenderam a função e o sentido da divisão de trabalho/tarefas visto que o grupo já havia organizado o roteiro de ações previstas pelo seu projeto no caso; realização das entrevistas com a população sobre o problema do transito paulistano e o problema do transporte, registros visuais ligado a questão e, por fim a produção de um texto para a complementação. Neste sentido os dias 1 e 2 os jovens deste grupo estiveram em campo coletando informações. E o dia 3 organizando o encontro de todos para o processo de seleção de material.

Ao que se refere ao grupo II composto pela outra metade dos 30 jovens envolvidos no programa constatou-se mudança na proposta migrando da construção de um jornal em que na semana passada os jovens tinham entregue uma proposta que visava desenvolver conteúdos referente a alguns equipamentos existente no bairro bem como outros problemas para a construção de uma peça de teatro em que procurasse retratar questões sobre drogas e sexualidade. Neste sentido as ações deste grupo procurou re-formular as ações entre os dias 1 e 2 de desembro.

Por fim, as atividades da semana procurou também ouvir e problematizar questões com os jovens que participaram da exploração na casa da dona Iaiá. Em relação a estes jovens procurou-se ouvir sobre as questões que desenvolveram na 1º semana de exploração e as possibilidades de criação e produção em suas respectivas comunidades.

Avaliação: Observou-se que os jovens apresentam uma certa potencialidade para desenvolver projetos de média duração. Contudo há ainda a necessida de desenvolvimento da maturidade de grupo. Este aspecto é observado baseado no fato de que as ações ocorridas nas duas ultimas semanas quais seja; oficina preparatória para a formação em planejamento e acompanhamento de projetos e oficina de formação de planejamento e acompanhamento das ações do programa fizeram com que alguns jovens envolvidos no projeto se desmotivassem devido as ações transversais. Quanto aos jovens que se envolveram na exploração da Casa da Dona Iaiá atribuiram a atividade ótima contudo o problema do deslocamento e com ele o fator do horário tornou-se fator desencorajador.

Recomendações para próximas ações: É necessário aprofundar questões em torno da questão referida a elaboração de projetos.

0 comentários:

Postar um comentário