Turma da Manhã

Tecnologias informatizadas e seus usos: socializando ferramentas para a atividades de registro – e de produção Blog e Youtube.

Data: 20 de outubro de 2009 – Período: Adesão – turma: Manhã e Tarde.

Ação: apresentar aos jovens a ferramenta blog e you tube e ilustra-la de que forma ela poderá contribuir para os registro das ações desenvolvidas por eles no PJU e como a ferramenta em si pode servir a projetos pessoais e coletivos do interesse dos jovens conforme as produções que desenvolverem seja no campo da música, edição de videos e textos.

Detalhamento

Objetivo: A proposta da atividade consitiu em apresentar aos jovens a ferramenta blog e youtube e com isso desenvolver com os jovens algumas formas de uso da internet para além do orkut –aplicativo já difundido entre os jovens.

Discutir sobre a geração net -a geração que eles são fruto e neste contexto, as formas de socialização entre jovens e outros grupos sociais a partir de consumo de produtos e práticas difundidas pela internet bem como a possibilidade de criação e divulgação pela internet.

Propor um plano de desenvolvimento do blog e Youtube entre educadores e jovens para as ações da 5º edição do programa Jovens Urbanos.

Desenvolvimento: Antes de iniciarmos o uso dos computadores desenvolvemos algumas conversas sobre uso de computadores para as relações sociais como msn, orkut e e-mail. Em seguida tiramos dois jovens para referência para mostrar aos demais jovens o que seria a ferramenta blog e como se usa. Como parte do plano de desenvolvimento das ferramentas blog e Youtube nas ações do programa jovens urbanos promovido pela Vento em Popa tirou-se uma comissão de jovens responsáveis para a criação da conta do blog e a criação da conta no youtube. A comissão foi composta por um jovem da manhã e dois jovens do periódo da tarde.

Avaliação: A atividade trouxe surpresas pois embora os jovens quase todos tenham acesso a internet apenas um entre 30 jovens no periodo da manhã conhecem e costuma usar a ferramenta blog. Ao que se refere aos jovens no periódo da tarde não foi diferente porém lá o número de jovens que são familiarizados com a ferramenta.

A percepção dos jovens:..........

Recomendações para próximas ações; precisamos ir em um lugar onde haja mais computadores para que todos simultaneamente desenvolvam o processo de familiarização da ferramenta Blog e youtube. Seria preciso de mais dias para realização da oficina sobre esse tipo de tecnologia bem como ferramenta digitais as quais concilie o uso de ferramentas como internet, computadores, celulares e máquinas fotográficas digitais.

0 comentários:

Postar um comentário