Turma da Manhã

Data: 3 de novembro. Período: Adesão. Turma: Manhã.

Título: Recuperando as ações e construindo entendimento; Socialização e avaliação coletiva das ações desenvolvidas entre jovens, educadores com Cenpec/Encontro técnico.

Ação: Produção de texto, Construção de Tabela em excell e Flip Sharp, Roda de conversa com os jovens, avaliação das atividades desenvolvidas durante o 1º mês de atividade formação para as primeiras propostas de micro projetos.

Detalhamento:

objetivo: avaliação pessoal e coletiva de nossas ações e elaboração de estratégias de ações para melhoramento das ações futuras.

justificativa: De acordo processo de gestão e monitoramento do desenvolvimento do programa Jovens Urbanos desenvolvidos pelas ongs constituir processo de avaliação e auto avaliação entre jovens e jovens, jovens e educadores, e cenpec e ações desenvolvidas pelos educadores.

desenvolvimento: As ações da primeira semana do mês de novembro se inicio com a visita técnica realizada pelo cenpec nas ongs. Assim, sob o espirito de avaliação das ações realizadas em 4 semanas as atividades do dia 3 começaram com um exercicio de memória em vista de recuperarmos e discutirmos coletivamente o conjunto de ações que desenvolvemos até então. Para tanto desenvolvemos 2 estratégias básicas enquanto oficina. A primeira dela consistiu na produção de texto pessoal subsidiadas com as questões: O que já fizemos? Quais problemas encontramos? Quais as nossas críticas e sugestões?. A segunda estratégia consistiu na exposição das produções textuais enquanto manifestação de um ponto de vista das ações realizadas. Objetivo destas ações teve como objetivo exercitar a memoria pessoal e a memoria coletiva em vista de identificarmos todos juntos as percepções pessoais e portanto o sentido das atividades desenvolvida por nós e, as percepções coletivas acercas das ações e atitudes que tomamos uns em relação aos outros como também em relação as nossas ações. Por fim constituimos uma tabela com frases significativas extraídas de cada texto pessoal produzido baseado nas questões norteadoras da avaliação e analisamo-as coletivamente em vista de formarmos apontamentos para as ações futuras.

avaliação: A atividade de avaliação seguido de visita técnica foi muito produtiva. Conseguimos encaminhar desde problemas de comunicação entre os próprios jovens como também observações por parte dos jovens em relação ao procedimento do educador em relação as oficinas. Enquato educador pude perceber alguns enfoques os quais não tinha me dado conta. Por parte dos jovens, ao que se refere aos conflitos entre eles gerado pela própria relação social recente entre eles conseguimos desenvolver uma roda de conversa voltada a exposição dos sentimentos a medida em que construímos a tabela e nela se apresentou os motivos

a percepção dos jovens: A percepção dos jovens se constituiu atravéz das tabelas e dos textos produzidos e se encontra em arquivo anexo.

Recomendações para próximas ações; as recomendações para o educador foram: abrir mais espaço de fala e criação/intervenção por parte dos jovens, estimular e propiciar a criação de projetos, realizar mais dinâmicas, as recomendações para os jovens foram; participar mais das ações coletivas, respeitar as falas e o modo de ser dos jovens.

0 comentários:

Postar um comentário