Turma da Manhã

1º exploração pela cidade.

Data: 21 e 22 de outubro de 2009 – Periódo: Adesão – turma: Manhã.

Ação: Planejamento e exploração no Parque da Aclimação.

Detalhamento

Objetivo : Desenvolver junto aos jovens a exposição sobre o tema referente a exploração e cartografia para a realização da 1º exploração na cidade atravéz das discussões em grupo. Compreender as formas de organização dos jovens para a realização de um plano de ação enquanto prática de exploração pela cidade.

Desenvolvimento: No dia 21 desenvolvemos as primeiras conversas de preparação para a realização da 1º exploração. Neste sentido as conversas realizada neste dia procurou resgatar parte das conversas desenvolvidas entre os dias 5 e 6 de outubro em torno do tema cidade e juventude articuladas com o entendimento que tinhamos sobre exploração segundo o programa jovens urbanos –que envolve a concepção-ação cartográfica como forma de estar e fazer determinada ação pela cidade. Por outro lado discutiu-se sobre que lugar de São Paulo a turma estaria interessada a desenvolver a primeira exploração bem como de que forma iriamos nos organizar para realiza-la. A proposta da atividade deste dia teve como foco observar-participando os processos de decição bem como os impasses gerado no processo da escolha do lugar a ser explorado e a adesão do grupo em relação a esta escolha.

No dia 22 realizamos a exploração no Parque da Aclimação. Desenvolvemos o trajeto pelo centro aspecto que inicialmente pareceu ter sido um erro de trajeto ao fim nos propiciou desenvolver o exercicio do olhar a cidade de forma diferente. Neste sentido a exploração se deu, ao meu ver desde o inicio isto é da entrada do onibus até a volta do parque para o bairro de origem. Houveram muitas situações as quais ficaria muito extenso postar aqui já que esta primeira exploração não teve um enfoque pré estabelecido mas sim construído durante o momento em que se esteve no parque da Aclimação.

Avaliação: A proposta foi valida em alguns aspectos por exemplo, os jovens sentiram um certo estranhamento em relação ao modo de organização e de uso do parque por parte da população local. Acostumados com o parque do Ibirapuera –onde se observa um número maior de jovens o parque da Aclimação apresentou um lugar frequentado por idosos. O deslocamento é sempre objeto de críticas. Me pareceu que tais críticas estão mais voltadas as questões do transito do que ao lugar em si. Essa questão meu pareceu fertil para trabalhar qualquer tema sobre a questão dos meios de transporte.

Observei que é necessário pensar mais sobre o conflito entre os grupos e embora as tensões tenha se dissolvido em uma partida de futebol no parque da aclimação. È necessário pensarmos também sobre as formas a qual pudessemos expor a lógica do parques, qual a função de um parque e suas relações com a juventude e seus respectivos direito a cidade.

Percepção dos jovens: ¨Aqui tem muitas pessoas idosas¨, ¨As meninas não são humildes¨, ¨aqui é chato por que não pode andar de bicicleta¨, ¨tem muitos japoneses¨,

Estranhamentos: ¨aqui é um parque mas não tem ciclovia¨

Recomendações para próximas ações; O grupo deve se organizar melhor entre si para administrar melhor o horário de pausa para o lanche, a distribuição de compromissos. È preciso manter-se em grupo. As recomendações gerais são: todos devem fazer uma refeição antes de sairmos dado que alguns trajetos são longos em virtude do transito e da distancia, é interessante levarmos garrafas de agua, conhecer bem o local de ida e volta.

È preciso aprofundar o sentido de estar e circular pela cidade como aspecto de expansão do repertório dos jovens.

0 comentários:

Postar um comentário