Turma da Manhã

Data: 17 á 19 de novembro. Período: Adesão. Turma Manhã.

Título: Aplicação da oficina de formação dos jovens em planejamento e acompanhamento das ações do programa Jovens Urbanos, continuidade no processo de construção dos micro projetos.

Ação: Execução de oficina relacionada ao processo: ¨formação de jovens para planejamento e acompanhamento das ações formativas¨ na ong Comunidade Cidadã. Produção de textos individuais e coletivos sobre a questão, levantamento das questões a partir das produções textuais coletivas, constução de um registro de carater documental de consolidação da participação protagonista dos jovens em sua formação no programa PJU. Recepção do educador animador para realização da oficina de planejamento, continuação do

Detalhamento:

Objetivo: Desenvolver oficina para coletar informações de interesses dos jovens no programa e desenvolver oficina de planejamento e gestão de propostas.

justificativa: propiciar aos jovens o protagonismo na prática através da participação dos processos de decisão de parte do planejamento do programa Jovens Urbanos.

Desenvolvimento

A atividade desenvolvida na ong Comunidade Cidadã procurou seguir as orientações prescritas pelo documento: ¨Formação dos jovens para planejamento e acompanhamento das ações formativas.¨ Neste sentido os eixos norteadores da oficina consistiu na apresentação e discussão com os jovens das questões: O que pretendo com o programa Jovens Urbanos? O que espero do programa Jovens Urbanos? E a partir dela uma outra questão enquanto desdobramento das duas primeiras: Com base em nossas experiências coletivas já realizadas até então o que talvez seja possível realizar enquanto grupo?

O modo de funcionamento da oficina se deu da seguinte forma; Oficina dividida em 2 momentos. Além das apresentações entre educadores visitantes e jovens receptores na qual consistiu em uma exposição sumária da ong de origem do educador e as questões mais gerais que norteam as atividades da ong que o educador está vinculada, o primeiro momento da oficina consistiu na exposição aos jovens sobre a proposta e significado que a participação em processos de decisão e planejamento significa para eles que estão inseridos no programa Jovens Urbanos. Assim, com base na exposição inicial sobre a questão procurou-se trabalhar com os jovens as perguntas acima exposta. A forma de condução deste 1º momento consistiu na colocação das questões e abertura de espaço para os jovens refletirem sobre elas e em seguida produzirem um texto individualmente. Desde modo objetivo visado consistiu na tentativa de captar através da leitura dos apontamento dos jovens quais seriam as principais questões apresentadas pelos jovens sobre o entendimento dos jovens sobre o programa quais as expectativas que os mesmo tinha sobre o mesmo. Após o interva-lo propuz que os jovens se juntassem em grupo e apresentassem reciprocamente seus respectivos apontamentos. Nesta tarefa procuramos ouvir cada jovem e sua exposição e juntos identifica-la se a mesma era comum as outras contribuições ou era diferente das demais. Uma vez identificadas as questões comuns através de discussão entre educador e jovens e jovens e jovens passamos juntos ao processo de preencher a letra enquanto procedimento de registro das questões levantadas na letra ¨J¨ a qual estava destinada aos interesses e perspectivas de ações dos jovens.

Por fim o coordenador e educador da ong visitada apresentou as demais dimensões atreladas as letras ¨P¨ e ¨U¨ terminando de completar a oficina de formação em planejamento e acompanhamento das ações do programa Jovens Urbanos.

O dia 18 de novembro esteve todo dedicado a recepção do educador animador para processo de formação de jovens no planejamento e acompanhamento das ações do programa. Já no dia 19 de novembro retomamos as atividades com os jovens voltadas a constituição do micro projeto e nesta data propos se aos jovens que formassem grupos e temas para realização do micro projeto e entregassem a proposta em uma folha impressa contendo nome dos membros do grupo, proposta e objetivos.(confira arquivo no link)

O conjunto de jovens se dividiram em dois grupos: o primeiro grupo estabeleceu como tema as questões ligada a comunicação e através deste eixo a discussão sobre sexo e drogas através de um jornal. O segundo grupo permaneceu com a idéia inicial de realizar uma reportagem sobre a questão do transito e o problema do transporte na região onde moram.

Avaliação: A proposta de planejamento foi muito significativa. Um fato que correu contra uma maior compreensão por parte dos jovens, ao meu ver, foi o desenvolvimento de oficinas mais longas, as quais tematizasse em situações práticas e não só em dinâmicas ¨ilustrativas¨ a questão da relação entre participação em processos de planejamento e decisão com protagonismo enquanto atuação política.

percepção dos jovens; as informações sobre a percepção dos jovens ficou por conta do educador de referência dos jovens e do instrumental de avaliação da proposta.

Recomendações para próximas ações: Levar a máquina fotográfica para registros visuais das atividades. Desenvolver a oficina de formação em planejamento e acompanhamento com mais tempo isto é com mais de uma oficina e materiais didático mais diversificado.

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