Turma da Manhã

Data: 24 á 26 de novembro. Período: Adesão. Turma: Manhã.

Título: Trabalhando com projetos; acompanhemento das propostas e processos de produção.

Ação: Acompanhamento das propostas de trabalho elaborada pelos jovens, orientação, estipulação de agendas, subsidio. Preparação de grupo de jovens as atividades da exploração e experimentação: Casa da Dona Iaiá. Produção de textos.

Detalhamento

Objetivo; Acompanhar os processos de produção dos jovens.

justificativa; Com base nas orientações apresentadas na 1º visita técnica deste período e com os principios mais abrangentes do programa Jovens Urbanos voltados a Exploração, Produção e Experimentação desenvolver junto aos jovens micro-projetos.

Desenvolvimento

As ações da semana se desenvolveram sob dois propositos: 1 manter o grupo de jovens interessado no processo de construção do micro projeto -o que nesta altura desde sua proposta inicial (confira relatório de data: 04 á 05 e 17 á 19 de novembro) até o momento seria tentar desenvolver com os jovens as formas e modos de estabelecer a passagem do planejamento para a execução. 2 Apresentação da experimentação e exploração a ser desenvolvida na Casa da Dona Iaiá.

Ao que se refere as ações voltadas ao desenvolvimento dos micro-projetos a atividade do dia teve como objetivo orientar os jovens quanto ao ponto de partida sendo assim, com os grupos de jovens já formados e com os temas já descritos colocou-se ao grupo de jovens as seguintes questões: Divisão de tarefas; o que é divisão de tarefas? Nesta questão procuramos discutir coletivamente sobre o sentido e função da divisão das tarefas. Em seguida colocou-se uma outra série de questões agora voltadas a aplicação das propostas que os jovens elaboraram. As questões foram; O que iremos fazer?, Por que queremos realizar esta atividade?, Qual o objetivo de nossa proposta? Onde iremos realizar as atividades de nosso projeto? Como iremos fazer? Quem esta participando e o que está fazendo? Com base nestas questões o grupo de jovem procurou articular a proposta temática inicial lançada na 1º semana de novembro. Esta atividade teve como objetivo articular principios mais amplos do programa jovens urbanos tais como propiciar a comunicação dos jovens e entre os jovens sobre questões de interesse ligados tanto a região onde moram quanto a cidade em que vivem. A atividade teve inicio no dia 24 e encerramento no dia 25 de novembro.

O dia 26 esteve destinado as ações dos jovens na coleta de material e organização das atribuição dos projetos ao final da oficina deste dia estipulou-se prazo para apresentação das produções prevista para 2º semana do mês de dezembro.

Avaliação: A atividade proporcionou trabalhar com os jovens os processos de passagem de um projeto para a prática. Observou-se neste processo que os jovens identificaram as dificuldades e limites no processo de passagem do plano/projeto para a prática. Neste sentido conseguimos tematizar na prática questões de viabilidade de execução de projeto. Contudo o processo de apreensão por parte dos jovens em relação a questão da dificuldade de passagem do projeto para a prática esteve ¨jogada¨nas mãos dos jovens. Este aspecto fez com que alguns jovens sentisse que o educador não estaria ajudando a resolver problemas.

Recomendações para próximas ações: Aprofundar com os jovens questões sobre como trabalhar em grupo e desenvolver projetos. Ter uma semana específica voltada a produção. Apresentar textos para os jovens utilizarem como guia. Registro de audio e video das reuniões de grupo de jovens para a execução das ações dos micro projeto.

0 comentários:

Postar um comentário