Turma da Manhã

Título: Construindo práticas a partir dos saberes dos jovens sobre a comunidade/cidade e escola. Conhecendo a(s) comunidade(s) a partir dos saberes socializado entre os jovens..

Data: 06 e 07 de outubro de 2009. Periódo: Adesão Turma: Manhã.

Ações: Produção de textos individuais e coletivos sobre o bairro de origem. Produção de textos individuais e coletivos sobre bairros vizinhos. Composição de grupos de jovens para discussão sobre os bairros de origem e bairros vizinhos, planejamento de atividade de campo para apresentação dos bairros e suas caracteristicas entre os jovens.

Detalhamento

Objetivo: O objetivo da atividade visou desenvolver quatro ações básicas sendo elas: a socialização entre os jovens oriundo de bairro distintos, a troca de informações sobre o bairro de origem de cada jovem entre eles e entre o educador e por fim o conhecimento e reconhecimento dos lugares comuns e estranhos do bairro de origem bem como dos bairros vizinhos.

Desenvolvimento: Formamos grupos com cinco jovens de cada bairro envolvido no programa jovens urbanos promovido pela Vento em Popa. Assim a proposta desenvolvida procurou proporcionar aos jovens que eles trocassem informações sobre aspectos que mais chamam a atenção do jovem em relação as caracteristicas do bairro onde mora ou até mesmo aspectos que fazem parte do cotidiano dos jovens.

A primeira etapa da atividade consistitiu na produção individual sobre a percepção pessoal que os jovens apresentam sobre o bairro onde moram.

A segunda etapa consistiu na troca de textos entre os jovens de um mesmo bairro para observarem quais lugares são conhecidos entre eles e quais luagares deste mesmo bairro são considerado conhecidos para uns e desconhecido para outros.

A terceira etapa consistiu na troca de pelo menos dois jovens de um bairro de origem para outro bairro e la desenvolverem discussões comparativas entre o que determinado jovem acreditava que era o bairro vizinho e a descrição e discurso de um jovem morador do bairro.

A Quarta etapa da atividade consistiu na exposição dos pontos de vista acerca do conhecimento que se tinha sobre o bairro de origem e o bairro vizinho seguido de uma roda de debate e discussão sobre a relação de determinado jovem com o bairro com as informações novas adquiridas sobre os bairros de origem e bairros vizinhos.

Avaliação: As atividades foram interessantes e positivas porque possibilitaram dar o primeiro passo a questão norteadora desenvolvida desde o periódo de formação dos educadores para 5º edição em torno da pergunta ¨Como compreender as construções sociais dos jovens?¨. A partir de registros desenvolvidos através da escrita referenciada a percepção dos jovens sobre o bairro de origem e a percepção que os jovens apresentam em relação aos bairros adjacentes conseguimos captar diferentes modos de pensar os bairros situados próximos a ong, bem como observar o modo como os jovens descreviam as caracteristicas ligadas aos equipamentos públicos, serviços e por fim infra-estrutura dos bairros.

0 comentários:

Postar um comentário