Turma da Manhã

Conhecendo a(s) comunidade(s) a partir dos saberes socializado dos jovens.

Data: 13 á 15 de outubro de 2009 – Período: Adesão – turma: Manhã.

Ação: Formação de grupo de jovens para planejamento de itinerário dos bairros para conhecer os bairros de origem dos jovens a partir das produções desenvolvidas no dia 06 e 07 de outurbro 2009.

Detalhamento

Objetivo: O objetivo central da atividade foi fazer com que os jovens agrupados entre grupo de jovens condutores e grupo de jovens observadores apresenta-se os lugares do bairro de origem considerados significativos do ponto de vista dos jovens envolvidos no programa e também formulassem questões sobre os bairros visitados caso ainda não o conhecesse.

Desenvolvimento: Com base nas conversas e produção textual desenvolvida na semana anterior sobre a questão dos bairros de origem e bairros vizinhos dos jovens envolvido no programa desenvolvemos nossa 1º circulação pelos bairros: Gaivotas, Cantinho do Céu, Tangará, Xiquexique e Cocaia. As ações se iniciaram a partir do bairro Gaivotas –bairro onde a ong Vento em Popa esta situada e também bairro de origem de parte dos jovens integrantes do programa.

Dedicamos o dia 13 a exploração de parte deste bairro. Neste percurso, conhecemos a construtora atualmente envolvida no processo de pavimentação de ruas e recuperação das margens da repressa Billings, conhecemos a Unidade Básica de Sáude do Jardim Gaivotas. No dia 14 rumamos para os bairros Tangara e Xiquexique, lá encontramos uma estrutura diferenciada em relação ao Gaivotas por exemplo não há asfalto porém mais áreas verdes. No dia 15 exploramos parte dos bairros Cantinho do Céu e Cocaia nestes bairros identificamos uma forte marca do comércio e serviços.

Avaliação: como foi: A atividade foi interessante pois conseguimos visualizar os aspectos comuns e especificos em cada um dos bairros por exemplo, embora os bairros estejam próximos uns aos outros e apresentem problemas estruturais comuns entre si, os jovens apontaram as caracteristicas especificas de seus bairros e uma dinâmica a qual poderemos trabalhar mais adiante qual seja, os tipos de serviços e infra-estruturas presentes em alguns bairros e ausentes em outro. O interessante é que a relação entre um bairro e outro cria uma espécie de interdependência entre os moradores da região entre estes os jovens.

A percepção dos jovens:

Recomendações para próximas ações: levar equipamentos de registro visual e de audio, verificar de modo mais sistematico a possibilidade de conversamos com algumas pessoas responsáveis por determinados equipamentos publicos como por exemplo UBS, Escolas.

0 comentários:

Postar um comentário