Turma da Manhã

Título: Entendendo as construções sociais dos jovens sobre a cidade; Construindo práticas a partir dos desejos, saberes e expectativas dos jovens.

Data: 26 á 30 de outubro de 2009. Periódo: Adesão. Turma: Manhã.

Ação: Visita ao parque ibirapuera e Museu Afro-Brasileiro.

Detalhamento

Objetivos: Desenvolver saídas a cidade com os jovens em vista de proporciona-los a experiência de circular pela cidade a partir de olhares diferenciados para a cidade. Proporcionar espaços de discussão como tentativa de mapeamento dos desejos de práticas e interesses dos jovens.

Justificativa: De acordo a questão que norteou o mês de outubro durante o período de adesão desenvolver saídas com os jovens a partir dos interesses e conhecimentos de locais identificados pelos jovens como locais dotados de sentido para suas vivencias enquanto jovens.

Desenvolvimento: A última semana do primeiro mês de atividades desenvolvida com os jovens recem chegados ao programa jovens urbanos se desenvolveu com dois eixos básicos de atividades, a primeira consistiu nas discussões em grupos para a construção de consenso entre os jovens.

Neste sentido as atividades do dia 27 ao dia 29 de outubro consistiram nas discussões sobre as impressões que o grupo teve sobre o Parque da Aclimação e os problemas de comunicação entre o grupo de jovem ao que se refere a organização dos objetivos da saída.

O segundo momento da oficina foi dedicado a tentativa de mapeamento dos desejos e interesses dos jovens de modo geral, daí montou-se um enorme lista de interesses em papel craft. A qual deixamos ¨no gelo¨ isto é, procuramos guardar essas questões para verificarmos as possibilidades de desenvolve-las no futuro.

Por fim as ações dos dias 28 e 29 de outubro foram desenvolvidas no parque Ibirapuera e no museu afro-brasileiro. A ida ao museu se deu de forma inesperada embora tal evento permitiu uma maior mobilização entre os jovens bem como a indagações sobre as instalações que os jovens viram no museu afro-brasileiro.

O dia 29 de outubro foi dia de avaliação das ações e comparações com a primeira saída no parque da Aclimação.

Avaliação: As atividades de modo geral foram válidas pois permitiu que os jovens continuassem a desenvolver seus processos de socialização entre si. Um aspecto que me chamou atenção foi a questão da organização da fila para tomarmos o onibus, observou-se que, fora do espaço da ong os jovens assumiram uma postura mais coesa entre si formando um grupo contudo o objetivo da formação deste grupo se deu em função de se tentar ¨furar¨ a fala constituída. Essa questão foi discutida na volta da exploração.

Lista de interesse dos jovens; pintura, micro computadores, informática, pesquisa, desenho, reportagens, escrever, grafite, culinária,teatro,rap, esporte.

0 comentários:

Postar um comentário