Turma da Manhã

Encaminhando propostas pós período de avaliação e visita técnica.

Data: 04 á 5 de novembro de 2009. Período: Adesão. Turma: Manhã.

Ação: Rodas de discussão e leitura, formação de grupos de afinidades temáticas para a organização de micro projetos. Anotações de propostas de projetos dos jovens.

Detalhamento

Objetivo: Re-apresentação aos jovens sobre a proposta do programa Jovens urbanos seguida de distribuição de pequenos textos ilustrativos e explicativos sobre o sentido das ações: Exploração, Experimentação, Produção e Cartografia.

Justificativa: Com base nas questões apresentadas pelos jovens no dia 03 de novembro –dia da visitas técnicas sobre sobre o grau de entendimento da proposta do programa Jovens Urbanos re-apresentar aos jovens os objetivos mais gerais e especificos do programa Jovens Urbanos.

Desenvolvimento

Nos dias 4 e 5 de novembro procuramos seguir com parte de uma grande lista de apontamentos tirado no dia anterior. Questões no caso: abertura de um maior espaço para os jovens em termos de organização e formulação de propostas de ações conforme os seus respectivos interesses. Especificamente, no dia 4 a primeira ação consistiu na exposição de mais informações aos jovens sobre os objetivos mais amplos e especifico do programa jovens urbanos neste sentido apresentamos ao jovens uma pequena sequencia de slides impresso em folha a4 inspirado em parte do material apresentado pelo cenpec aos educadores denominado: Jovens Urbanos 5º edição e Fundamentos da Gestão. As questões norteadoras para exposição do material constituio com base nas questão formulada em consulta com os jovens, foram: O que é o programa Jovens Urbanos? O que faz o programa Jovens Urbanos? O que os jovens do programa Jovens Urbanos farão ao longo dos 12 meses? Essas questões foram formuladas em devido a identificação e até mesmo apontamentos por parte dos joves da não compreensão ou compreensão parcial acerca das dimensões e propostos do programa Jovens Urbanos.

No dia 5 a oficina se constituiu a partir de algumas demandas trazidas pelos próprios jovens em relação a produção de atividades. Neste dia, discussões sobre ¨Como fazer¨ e ¨O que fazer¨ em termos de projeto gerou as mais diversas propostas tais como; Realização de reportagem sobre o problema das drogas na juventude e sobre o problema do transporte público.

Avaliação: A partir deste material passamos o dia a esclarecer questões trazida pelos jovens sobre os objetivos e metas do programa bem como pensamos sobre de que forma determinadas reivindicações dos jovens poderiam ser articuladas a estrutura operacional do programa. Este aspecto já consistia nas discussões sobre planejamento com os jovens ja em andamento entre educadores e gestores do programa Jovens Urbanos. Quanto a organização dos jovens para elaboração de projetos observei que os mesmo ainda assim necessitam de subsidios para orientação e nem sempre conseguem manter um plano inicial com começo e fim. Este aspecto deu inicio a uma longa discussão sobre os processos práticos de se transformar planos em práticas.

0 comentários:

Postar um comentário