Estivemos discutindo assuntos referentes ao mundo dos esportes, e alem da exploração ao museu do futebol, separamos um dia de calor para a turma ir à beira da represa, colocar o assunto em prática! Foi muito curioso ver também de forma prática, a necessidade e existência de diversas formas de atingir os jovens. Pois quando o esporte comia solto... até os mais tímidos, ou que não gostavam de participar muito, entraram nas discussões e problematizações apresentadas...
Museu do Futebol - Pacaembu!
Território formativo dos esportes!! Para discutir um pouco o tema, fomos até o Museu do Futebol, localizado no estádio do Pacaembu. Esta experimentação contempla uma das saídas levantadas pelos jovens no Plano Participativo.
Instituto Butantã
Cobras! Cobras! Cobras!! Não... não eram somente cobras! Essa foi a principal descoberta dos Jovens Urbanos da Turma da tarde na nossa exploração ao Instituto Butantã! Território formativo da ciência e tal...e lá fomos nós... Cheios de medo e vontade de conhecer o tão famoso instituto.
Chegando lá, descobrimos que éramos os únicos visitantes do dia, então tínhamos o instituto todo pra nós (Yeahh)! E nossa visita seria monitorada no Museu de Microbiologia, Museu Biológico e Museu Histórico do Instituto, mas que teríamos “acesso livre” a diversas partes do Butantã.
Começamos a exploração com uma palestra sobre Microbiologia, onde alem de conhecer um pouco mais sobre microorganismos, tivemos a possibilidade de aproximar de nossa realidade os assuntos tratados muitas vezes apenas no campo escolar. Os jovens puderam manusear microscópios, e saber a história das vacinas e combate as mais diversas doenças... E também, obter a informação (valiosa) que o Instituto Butantã é o único produtor da Vacina contra a Gripe H1n1 no Brasil!
Fizemos um role, e terminamos nossa visita no serpentário, que é uma área onde as cobras ficam ao céu aberto.
Todos gostaram muito, e a frase de “podemos voltar mais vezes”possivelmente foi dita mais vezes que a “podemos pegar nas cobras?” rsrsrsrs
Exploração Av. Paulista – Exposição Chico Science
Para tanto, andamos pelo trajeto entre a Casa das Rosas Até o MASP (Uffa!). E os nossos “óculos” possibilitavam o olhar, e a anotação de informações referentes aos assuntos acima! Na frente do SESC, havia uma equipe de jornalismo fazendo enquetes com as pessoas que passavam ali, cuja o tema era "Quem você faria de boneco de bater", e os meninos não tiveram dó... Um certo prefeito sofreu!
Aproveitamos, e conhecemos alguns espaços culturais, como a própria casa das Rosas, SESC Paulista, e Itaú Cultural, que foi o ultimo visitado, porem, que estava tendo a exposição sobre a vida e obra de Francisco de Assis Pereira, conhecido MUNDIALMENTE como CHICO SCIENCE... O “Idealizador” desta visita foi o Bruno (foto do rapaz abaixo) que discutiu previamente com a turma a importância de conhecer a obra deste artista que levou a cultura brasileira para o Brasil (sim... a redundância é necessária!)
Encontro com os Pais/Responsáveis
Em uma iniciativa dos profissionais da Vento em Popa/Jovens Urbanos pedimos a gurizada para conversarmos com os pais (responsáveis) deles. Porem, seria uma conversa sem a formalidade prevista em uma reunião “escolar” e a participação deles seria voluntária.
Essa e outras questões nos deram a certeza que o trabalho está sendo feito de forma muito boa, e que nossa contribuição em abrir portar para novos jovens está dada (e continuará sendo feita).
Os pais que inclusive perguntaram “não precisamos assinar a lista de presença da reunião” – não, não precisavam, pois ali era uma conversa mesmo – ficaram muito felizes em saber que um novo espaço de aprendizado e convívio é possível, e o compromisso tratado por todos, é que todos iriam contribuir para a manutenção disso.