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Turma da Tarde



Ibirapuera

Texto por: Ariane, Rafaela, Thais Andressa, Mariane, Kézia e Camila

No dia 06 de novembro fomos em exploração ao Parque do Ibirapuera. Saímos da ONG Vento em Popa por volta das 8:00hs da manhã, e depois de algumas horas no ônibus por causa do transito, chegamos ao nosso destino por volta das 11:40. Chegando lá, apresentamos o parque para um colega que não conhecia, com direito a filmagem e tudo para registrar esse grande momento. Conhecemos o Museu Afro Brasileiro adquirindo assim novos conhecimentos.

  • Nota do educador

Esta foi a primeira exploração para longe realizada pela turma da tarde. Consideramos que mesmo com o transito, que nos atrasou e cansou bastante, a saída foi muito importante como forma de socialização, e oportunidade de novos olhares sobre um espaço que já era conhecido pela maioria.

A visita ao Museu Afro Brasil foi considerada por todos como uma das principais experiências dessa exploração, pois nenhum dos jovens conhecia o espaço, e ficaram muito interessados pelos temas abordados nesta visita monitorada.

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Turma da Manhã

Data: 15 á 17 de dezembro. Período: Adesão. Turma: Manhã.

Título: Finalizando o período de Adesão, avaliação e festa de confraternização de fim de ano.

Ação: Rodas de conversa, organização da festa, festa.

Detalhamento

Objetivo: avaliar ações e confraternizar.

Justificativa:Visando cumprir com a ultima atividade prevista e não modificada do cronograma para o período de adesão as atividades desenvolvida na semana final consistiu na avaliação do período de adesão e as ações realizadas.

Desenvolvimento

Para a última semana do período formativo denominado como adesão dedicou-se o primeiro dia da semana a uma grande roda de discussão sobre o que fizemos e o como fizemos as atividades. Neste sentido as atividades desenvolvidas consistiu em uma roda de conversa entre jovens e educadores. Os dias sub-sequentes ao dia 15 consistiu em atividades livres para a preparação das ações de confraternização entre jovens,educadores e ongs. No dia 17 a festa rolou com café da manhã e musica.

Avaliação:

De modo geral o período de adesão foi um período de intensa adaptação em um terreno novo qual seja a tentativa de seguir os principios e perspectivas do programa Jovens Urbanos bem como transmiti-lo aos jovens. Este aspecto se mostrou de certo modo dificil uma vez que estar em processo de formação e ao mesmo tempo desenvolvendo o programa nos deixa em situações de construção de respostas imediatas e pragmáticas.

Por fim, ao concluirmos o período de adesão é que pudemos compreende-lo melhor.

Recomendações para próximas ações; estabelecer um cronograma prévio das ações e desenvolver mais dinâmicas, desenvolver mais explorações, aprofundar mais

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Turma da Tarde

Teatro – As aparências enganam


Texto criado pelos educandos...

oficina de teatro surgiu de uma simples idéia do educador Leandro. Foi solicitado que achássemos o problema que afetasse a comunidade para fazermos uma matéria para por no blog. A sala foi dividida em 02 grupos, e cada um deveria decidir o que iriam fazer. Tínhamos que desenvolver uma dramatização, uma reportagem, gravações, entrevistas entre outros.

Por exemplo, o grupo das “aparências enganam” discutiram os gostos de cada jovem do grupo e assim montaram uma dramatização de um fato real que acontece muito nas comunidades carentes de São Paulo.

E o outro grupo escolheu o tema gravidez na adolescência porque muitas jovens de 14 a 18 anos ficam grávidas muito cedo principalmente porque não recebem orientação dos pais.

Fizeram uma apresentação em forma de jornal onde se apresentam a matéria escrita. As entrevistas foram feitas com duas jovens que passaram por essa experiência. Agravação foi feita em áudio e vídeo. E o teatro foi de uma jovem chamada Luciana que ficou grávida por se envolver com um de seus amigos em um baile funk.



Texto do Educador:


Esta atividade, foi a que mais levou tempo para ser finalizada, tendo seu inicio no dia 22/10, e término no dia 04/11 (06 encontros) e teve como propósito, contextualizar a criação e alimentação do blog, favorecer o protagonismo juvenil, formas de trabalharem em grupo e lidarem com os problemas enfrentados, desinibir os mais timidos, e ainda iniciar a pratica prevista pelo Pju de Explorar, experimentar e produzir.

Iniciamos a atividade dividindo a turma em dois grupos (intitulados grupo um e grupo dois) e distribui um instrumental com algumas problemáticas referentes a criação, manutenção e propósito do blog. Foi dado um tempo para os adolescentes discutirem, e resolverem em grupo as questões apresentadas (o que iríamos postar no blog, porque, como, e como criar uma forma de todos do grupo participarem).

No segundo momento, eles apresentaram suas idéias, e em cima delas, iniciamos a próxima atividade:

Grupo 1 – Levantar um “banco de talentos” do grupo, colhendo informações individuais sobre o que se gosta de fazer (e fazem), sobre o que se tem vontade de fazer/aprender, e como desenvolver, juntando todas as diversas informações, uma atividade que ligue e agregue todos os “talentos” (problemática pra ser discutida em grupo).

Grupo 2 – Como este grupo é caracterizado pelos adolescentes que ainda apresentam maior dificuldade de comunicação e sociabilização, e o material apresentado por eles na atividade 1 foram respostas vagas dadas por alguns adolescentes (entende-se como resposta vaga o seguinte: O que é interessante postar no blog? Várias noticias e matérias sobre o universo do jovem), foi proposto como atividade, eles elencarem uma temática especifica, e se aprofundarem no tema, realizando os seguintes registros: Foto, Texto, Video-matéria, entrevista (áudio) e dramatização.

Posteriormente começamos a atividade dividindo os grupos conforme atividade anterior, e retomando as idéias e combinados tratados. Grupo um elencou os talentos diversos, e decidiram através da “ligação” dos talentos, desenvolverem novamente um teatro para representar o grupo, abordando o tema “as aparencias enganam” que tinha como propósito mostrar os abitos e costumes dos jovens nas grandes metrópoles.

O grupo dois, iniciou a produção de seus materiais... A parte responsável pelo texto foi até a UBS jardim Gaivotas colher dados sobre a questão da gravidez na adolescência (tema escolhido por eles como o prioritário), e a parte responsável pela dramatização começou a ensaiar as falas. Após o intervalo, eles se organizaram, e foram até a casa de uma adolescente (amiga de algumas pessoas da turma) ver a possibilidade de uma entrevista. Após a confirmação, realizaram a gravação (vídeo) de uma entrevista. Acharam importante também, realizar mais uma entrevista, esta com outra adolescente, que já tinha tido um filho.

Em conversa com a turma, discutimos que mesmo as produções saindo, ainda era nescessário criarmos uma forma desta atividade ser coletiva, e como proposta, os jovens trouxeram a idéia de juntarmos tudo que estava sendo feito, e apresentarmos isso no formato de um programa jornalístico.

Dentro do grupo dois, houve então uma divisão, que ficou responsável por cuidar da apresentação deste programa.

Todos os jovens da turma (30) participaram ativamente desta produção, que considero como a mais importante até o momento, por atingir todos os resultados esperados, e superando as expectativas pela qualidade dos materiais, e talento apresentado pelos jovens, sem fugir dos princípios e propósitos do Programa Jovens Urbanos.

As criticas e avaliações apresentadas posteriormente pelos jovens, como a nescessidade de em outras atividades mudarmos os membros dos grupos (fala de alguns), ou mesmo não termos grupos, mostra aspectos positivos, como a vontade de interação entre a turma.

As atividades posteriores tiveram maior qualidade, participação e interesse após esta produção.





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Turma da Manhã

Data: 08 á 10 de dezembro. Período: Adesão. Turma: Manhã

Título: Apresentando produtos: Micro Projetos e Casa da Dona Iaiá.

Ação: recepção, apresentação dos produtos construídos, conversas sobre as ações realizadas.

Detalhamento

Objetivo: receber o trabalho dos jovens e discutir sobre as produções.

Justificativa: Com base no processo iniciado na última semana de novembro propiciar aos jovens a apresentação de suas respectivas produções.

Desenvolvimento

Em 8 de dezembro os jovens procuraram finalizar o produto que desenvolveram enquanto micro projeto. O grupo I, que procurou desenvolver uma espécie de matéria jornalistica sobre o problema do transito e problema do transporte público utilizou micro computadores para colocar fotos em uma apresentação em power point e a seleção de uma música a qual correspondece com o tema que procuraram desenvolver, outra atividade desenvolvida através do uso do computador consistiu na elaboração de um texto o qual seria anexado a produção dos slides. O Grupo II como havia mudado de proposta de ação do jornal para o teatro, resolveram mudar novamente e assim, neste dia desenvolveram um músical em que se compunha percussão e vozes. As atividades do dia 09 seguiram no processo de montagem apenas do grupo II. Por fim no dia 10 os grupos apresentaram seus produtos Confira video-montagem e musical.

Avaliação: O processo de entrega dos produtos consistiu em atividade interessante pelo fato de que nos proporcionou a trabalhar com agenda de tarefas, tarefas em grupo e, neste processo, a convivência comum permeada pelas dificuldades e processos de superação de problemas. Este aspecto se aplica sobre tudo ao grupo II quando se observa a constante mudança de tema para a realização do micro projeto. Observou-se ai um processo interessante de tentativa de identificação de um atividade que realmente motivasse o grupo a construir. Além disso outro aspecto foi o grupo desenvolver uma auto identificação entre proposta escrita com a realização da proposta escrita.

Recomendações para próximas ações: Trabalhar com grupos menores.

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Turma da Tarde

As águas...


Durante as explorações locais, os jovens participaram de uma atividade referente ao meio ambiente, e sobre o impacto que a poluição tem em nossas vidas.


O Coordenador Valther, juntamente com o Educador Leandro promoveram uma conversa sobre a forma de avaliação natural do nível de poluição na represa, que se dá pela observação da reprodução avançada das algas cyanophytas (algas azuis), ocasionada pela quantidade de esgoto e dejetos presentes na água. A atividade foi seguida pela coleta de amostras das águas na beira da represa.


Consideramos muito valiosa essa experiência, por se tratar de uma questão pertinente a todos moradores de nossa comunidade, e um conhecimento importante para os jovens.

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Turma da Manhã

Data: 1 á 3 de dezembro. Período: Adesão. Turma: Manhã

Título: Trabalhando com projetos; acompanhemento das propostas e processos de produção. Continuação.

Ação: Acompanhamento das propostas de trabalho elaborada pelos jovens, orientação, verificando cronograma e demanda. 1º avaliação das atividades dos jovens envolvidos na exploração e experimentação na Casa da Dona Iaiá. Rodas de conversa.

Detalhamento:

Objetivo: dar continuidade as ações dos jovens referente ao micro-projeto e seus processos de construção do produto.

Justificativa: Com base nas ações e orietações originas na 1º visita técnica e com os processos de formação adquirido até então continuar e estimular processos de criação de projetos dos jovens.

Desenvolvimento

Os dias 1, 2 e 3 de dezembro estiveram destinados a continuação do processo de desenvolvimento, criação e operação dos projetos dos jovens. O grupo I, voltado a construção de uma reportagem sobre o problema do transito e do transporte público na cidade e em específico na região onde moram se dividiram em sub grupos para a execução das tarefas. Tal como observado este grupo de jovens compreenderam a função e o sentido da divisão de trabalho/tarefas visto que o grupo já havia organizado o roteiro de ações previstas pelo seu projeto no caso; realização das entrevistas com a população sobre o problema do transito paulistano e o problema do transporte, registros visuais ligado a questão e, por fim a produção de um texto para a complementação. Neste sentido os dias 1 e 2 os jovens deste grupo estiveram em campo coletando informações. E o dia 3 organizando o encontro de todos para o processo de seleção de material.

Ao que se refere ao grupo II composto pela outra metade dos 30 jovens envolvidos no programa constatou-se mudança na proposta migrando da construção de um jornal em que na semana passada os jovens tinham entregue uma proposta que visava desenvolver conteúdos referente a alguns equipamentos existente no bairro bem como outros problemas para a construção de uma peça de teatro em que procurasse retratar questões sobre drogas e sexualidade. Neste sentido as ações deste grupo procurou re-formular as ações entre os dias 1 e 2 de desembro.

Por fim, as atividades da semana procurou também ouvir e problematizar questões com os jovens que participaram da exploração na casa da dona Iaiá. Em relação a estes jovens procurou-se ouvir sobre as questões que desenvolveram na 1º semana de exploração e as possibilidades de criação e produção em suas respectivas comunidades.

Avaliação: Observou-se que os jovens apresentam uma certa potencialidade para desenvolver projetos de média duração. Contudo há ainda a necessida de desenvolvimento da maturidade de grupo. Este aspecto é observado baseado no fato de que as ações ocorridas nas duas ultimas semanas quais seja; oficina preparatória para a formação em planejamento e acompanhamento de projetos e oficina de formação de planejamento e acompanhamento das ações do programa fizeram com que alguns jovens envolvidos no projeto se desmotivassem devido as ações transversais. Quanto aos jovens que se envolveram na exploração da Casa da Dona Iaiá atribuiram a atividade ótima contudo o problema do deslocamento e com ele o fator do horário tornou-se fator desencorajador.

Recomendações para próximas ações: É necessário aprofundar questões em torno da questão referida a elaboração de projetos.

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Turma da Tarde

Oficina de planejamento

Texto por: Bruno, Ivan, Raiane e Ariane

No dia 19 de novembro de 2009 recebemos a ilustre visita da educadora Magna da ONG do Jardim Prainha para realizar a oficina de planejamento com os jovens idealizado pelo CENPEC.

A atividade foi feita considerando as letras PJU.

Na letra J, a sala se dividiu em grupos de 05 pessoas onde os adolescentes tinham que expressar seus objetivos e o que esperavam do programa Jovens Urbanos.

Na letra P, foi dito pelo coordenador da Vento em Popa (Valther Nogueira) o que o programa oferecia, bem como a explicação de seus períodos: Adesão, Vidas na cidade e a cidade em nós,

E na letra U o grupo de educandos deram idéia para o CENPEC para uma melhora geral do Programa.

Alem da educadora Magna também veio umas 05 pessoas do CENPEC para analisar e falar das coisas que realmente aconteceram.

Nota do educador:

Os jovens ainda estavam bastante ansiosos devido a atividade, e como seria a experiência de receberem um educador de outra ONG, mesmo que em atividades anteriores, tivéssemos discutido a metodologia da atividade, e a importância da participação deles na construção do programa, e que esta atividade, seria fundamental para dar voz as vontades deles dentro do PJU.

O educador Leandro (Que acompanha a turma da tarde) ficou responsável por acompanhar a atividade do período da manhã na ONG do Jardim Prainha, onde a educadora Magna desenvolve suas atividades.

No período da tarde, os jovens tiveram alem da presença da Magna, a participação do Coordenador Valther na atividade, que também foi registrada pela equipe “Max Video”.

Nos momento inicial, os jovens mostraram as produções de vídeo que haviam realizado, e foram muito elogiados tanto pela educadora, quando pela equipe de filmagem, que enfatizou a criatividade dos meninos em utilizar de pouco recurso para fazer um trabalho tão bom... Mais uma vez, todos ficaram muito contentes.

No mais, a atividade seguiu dentro do previsto no planejamento desta oficina.

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Turma da Manhã

Data: 24 á 26 de novembro. Período: Adesão. Turma: Manhã.

Título: Trabalhando com projetos; acompanhemento das propostas e processos de produção.

Ação: Acompanhamento das propostas de trabalho elaborada pelos jovens, orientação, estipulação de agendas, subsidio. Preparação de grupo de jovens as atividades da exploração e experimentação: Casa da Dona Iaiá. Produção de textos.

Detalhamento

Objetivo; Acompanhar os processos de produção dos jovens.

justificativa; Com base nas orientações apresentadas na 1º visita técnica deste período e com os principios mais abrangentes do programa Jovens Urbanos voltados a Exploração, Produção e Experimentação desenvolver junto aos jovens micro-projetos.

Desenvolvimento

As ações da semana se desenvolveram sob dois propositos: 1 manter o grupo de jovens interessado no processo de construção do micro projeto -o que nesta altura desde sua proposta inicial (confira relatório de data: 04 á 05 e 17 á 19 de novembro) até o momento seria tentar desenvolver com os jovens as formas e modos de estabelecer a passagem do planejamento para a execução. 2 Apresentação da experimentação e exploração a ser desenvolvida na Casa da Dona Iaiá.

Ao que se refere as ações voltadas ao desenvolvimento dos micro-projetos a atividade do dia teve como objetivo orientar os jovens quanto ao ponto de partida sendo assim, com os grupos de jovens já formados e com os temas já descritos colocou-se ao grupo de jovens as seguintes questões: Divisão de tarefas; o que é divisão de tarefas? Nesta questão procuramos discutir coletivamente sobre o sentido e função da divisão das tarefas. Em seguida colocou-se uma outra série de questões agora voltadas a aplicação das propostas que os jovens elaboraram. As questões foram; O que iremos fazer?, Por que queremos realizar esta atividade?, Qual o objetivo de nossa proposta? Onde iremos realizar as atividades de nosso projeto? Como iremos fazer? Quem esta participando e o que está fazendo? Com base nestas questões o grupo de jovem procurou articular a proposta temática inicial lançada na 1º semana de novembro. Esta atividade teve como objetivo articular principios mais amplos do programa jovens urbanos tais como propiciar a comunicação dos jovens e entre os jovens sobre questões de interesse ligados tanto a região onde moram quanto a cidade em que vivem. A atividade teve inicio no dia 24 e encerramento no dia 25 de novembro.

O dia 26 esteve destinado as ações dos jovens na coleta de material e organização das atribuição dos projetos ao final da oficina deste dia estipulou-se prazo para apresentação das produções prevista para 2º semana do mês de dezembro.

Avaliação: A atividade proporcionou trabalhar com os jovens os processos de passagem de um projeto para a prática. Observou-se neste processo que os jovens identificaram as dificuldades e limites no processo de passagem do plano/projeto para a prática. Neste sentido conseguimos tematizar na prática questões de viabilidade de execução de projeto. Contudo o processo de apreensão por parte dos jovens em relação a questão da dificuldade de passagem do projeto para a prática esteve ¨jogada¨nas mãos dos jovens. Este aspecto fez com que alguns jovens sentisse que o educador não estaria ajudando a resolver problemas.

Recomendações para próximas ações: Aprofundar com os jovens questões sobre como trabalhar em grupo e desenvolver projetos. Ter uma semana específica voltada a produção. Apresentar textos para os jovens utilizarem como guia. Registro de audio e video das reuniões de grupo de jovens para a execução das ações dos micro projeto.

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Turma da Tarde

De onde viemos


Texto por: Lucas,Kézia, Fernando e Camila

Nós do Programa Jovens Urbanos fizemos uma atividade onde exploramos o conhecimento sobre nossas origens, de onde viemos e o que faziam nossos antepassados. Nessa atividade, a idéia era a seguinte: Teríamos que nos dividir em grupos de cinco pessoas e cada grupo teria que discutir sobre esse mesmo tema. Com base no que foi discutido, passamos a conhecer vários costumes e culturas diferentes.



Nota do educador:
O objetivo desta atividade foi introduzir a idéia de olharmos para nossa história, e para as formas em que a nossa cultura foi e é construída, para com isso, começarmos a olhar também para a relação em que essas histórias se cruzam com a construção e convívio da cidade e comunidade (comunidade e cidade). Foi muito rico para os adolescentes a troca de idéias sobre as origens, onde eles conseguiram mais uma vez levantar diversos pontos de igualdade, que passaram por localização geográfica, costumes, hábitos alimentares entre outros.


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Turma da Manhã

Data: 17 á 19 de novembro. Período: Adesão. Turma Manhã.

Título: Aplicação da oficina de formação dos jovens em planejamento e acompanhamento das ações do programa Jovens Urbanos, continuidade no processo de construção dos micro projetos.

Ação: Execução de oficina relacionada ao processo: ¨formação de jovens para planejamento e acompanhamento das ações formativas¨ na ong Comunidade Cidadã. Produção de textos individuais e coletivos sobre a questão, levantamento das questões a partir das produções textuais coletivas, constução de um registro de carater documental de consolidação da participação protagonista dos jovens em sua formação no programa PJU. Recepção do educador animador para realização da oficina de planejamento, continuação do

Detalhamento:

Objetivo: Desenvolver oficina para coletar informações de interesses dos jovens no programa e desenvolver oficina de planejamento e gestão de propostas.

justificativa: propiciar aos jovens o protagonismo na prática através da participação dos processos de decisão de parte do planejamento do programa Jovens Urbanos.

Desenvolvimento

A atividade desenvolvida na ong Comunidade Cidadã procurou seguir as orientações prescritas pelo documento: ¨Formação dos jovens para planejamento e acompanhamento das ações formativas.¨ Neste sentido os eixos norteadores da oficina consistiu na apresentação e discussão com os jovens das questões: O que pretendo com o programa Jovens Urbanos? O que espero do programa Jovens Urbanos? E a partir dela uma outra questão enquanto desdobramento das duas primeiras: Com base em nossas experiências coletivas já realizadas até então o que talvez seja possível realizar enquanto grupo?

O modo de funcionamento da oficina se deu da seguinte forma; Oficina dividida em 2 momentos. Além das apresentações entre educadores visitantes e jovens receptores na qual consistiu em uma exposição sumária da ong de origem do educador e as questões mais gerais que norteam as atividades da ong que o educador está vinculada, o primeiro momento da oficina consistiu na exposição aos jovens sobre a proposta e significado que a participação em processos de decisão e planejamento significa para eles que estão inseridos no programa Jovens Urbanos. Assim, com base na exposição inicial sobre a questão procurou-se trabalhar com os jovens as perguntas acima exposta. A forma de condução deste 1º momento consistiu na colocação das questões e abertura de espaço para os jovens refletirem sobre elas e em seguida produzirem um texto individualmente. Desde modo objetivo visado consistiu na tentativa de captar através da leitura dos apontamento dos jovens quais seriam as principais questões apresentadas pelos jovens sobre o entendimento dos jovens sobre o programa quais as expectativas que os mesmo tinha sobre o mesmo. Após o interva-lo propuz que os jovens se juntassem em grupo e apresentassem reciprocamente seus respectivos apontamentos. Nesta tarefa procuramos ouvir cada jovem e sua exposição e juntos identifica-la se a mesma era comum as outras contribuições ou era diferente das demais. Uma vez identificadas as questões comuns através de discussão entre educador e jovens e jovens e jovens passamos juntos ao processo de preencher a letra enquanto procedimento de registro das questões levantadas na letra ¨J¨ a qual estava destinada aos interesses e perspectivas de ações dos jovens.

Por fim o coordenador e educador da ong visitada apresentou as demais dimensões atreladas as letras ¨P¨ e ¨U¨ terminando de completar a oficina de formação em planejamento e acompanhamento das ações do programa Jovens Urbanos.

O dia 18 de novembro esteve todo dedicado a recepção do educador animador para processo de formação de jovens no planejamento e acompanhamento das ações do programa. Já no dia 19 de novembro retomamos as atividades com os jovens voltadas a constituição do micro projeto e nesta data propos se aos jovens que formassem grupos e temas para realização do micro projeto e entregassem a proposta em uma folha impressa contendo nome dos membros do grupo, proposta e objetivos.(confira arquivo no link)

O conjunto de jovens se dividiram em dois grupos: o primeiro grupo estabeleceu como tema as questões ligada a comunicação e através deste eixo a discussão sobre sexo e drogas através de um jornal. O segundo grupo permaneceu com a idéia inicial de realizar uma reportagem sobre a questão do transito e o problema do transporte na região onde moram.

Avaliação: A proposta de planejamento foi muito significativa. Um fato que correu contra uma maior compreensão por parte dos jovens, ao meu ver, foi o desenvolvimento de oficinas mais longas, as quais tematizasse em situações práticas e não só em dinâmicas ¨ilustrativas¨ a questão da relação entre participação em processos de planejamento e decisão com protagonismo enquanto atuação política.

percepção dos jovens; as informações sobre a percepção dos jovens ficou por conta do educador de referência dos jovens e do instrumental de avaliação da proposta.

Recomendações para próximas ações: Levar a máquina fotográfica para registros visuais das atividades. Desenvolver a oficina de formação em planejamento e acompanhamento com mais tempo isto é com mais de uma oficina e materiais didático mais diversificado.

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Turma da Tarde

Visitação dos jovens do projeto "Navegantes da Informação"

Nós tivemos a visita de um grupo formado por 05 jovens provenientes das atividades realizadas no CEU Navegantes, de um grupo intitulado “navegantes da informação”, onde o objetivo do mesmo é conscientizar e mobilizar os jovens das comunidades próximos sobre a questão do meio ambiente, e da limpeza e manutenção da beira da represa.
Esses jovens vieram até a vento em popa apresentar o projeto, e convidar os meninos do PJU para participarem com eles de um mutirão para a limpeza de um trecho da beira da represa a ser realizado naquele mesmo fim de semana.



Os meninos do PJU se empolgaram com a idéia, e perguntaram se também poderiam contribuir alem da ajuda física (e braçal) com idéia para fortalecer o projeto. A proposta foi muito bem aceita, e para tanto, fomos convidados a participar de uma reunião do projeto “navegantes da informação” antes do evento.
Os meninos do PJU se organizaram, e tiveram algumas idéias como a de criarem placas para conscientizar a população sobre a necessidade de não jogarem lixo na beira da represa, e também, a criação de “panfletos” com textos que favoreçam esta mesma ação.



Porem, não conseguimos contato posterior com as pessoas envolvidas no projeto, o que fez a participação dos meninos do PJU não acontecer.
Este relato é importante, para ressaltar a vontade que estes jovens têm em se articular, e como eles vendo exemplos de outros jovens da mesma faixa etária e região, eles sentem que algumas ações são possíveis.

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Turma da Manhã

Data: 10 à 12 de novembro. Período: Adesão. Turma: Manhã.

Título: Formação dos jovens para planejamento e acompanhamento das ações formativas. Continuação do desenvolvimento dos micros-projetos.

Ação: Rodas de discussão sobre as oficinas de planejamento e importancia sobre a participação dos jovens no processo de desenvolvimento do programa Jovens Urbanos. Produção de textos a partir das questões norteadoras sobre planejamento participativo. Participação de jovens em processo de entrevistas, Dinâmicas e processos de elaboração de apontamentos para o planejamento dos jovens realizado pelos jovens. Reunião de grupos para construção de planejamento dos micros projetos.

Detalhamento

contar o objetivo: Apresentar e construir o plano participativo com os jovens da 5º edição do programa Jovens Urbanos.

Justificativa: Com base no príncipio da participação dos jovens no processo de planejamento de parte do programa Jovens Urbanos proporcionar aos jovens sua autonomia, senso critico e protagonismo juvenil a através de parte dos processo de decisões.

desenvolvimento

O conjunto das ações desenvolvidas nesta semana tiveram como eixo norteador a apresentação aos jovens sobre os processos e implicações envolvidas em planejamento e execução de planejamentos das ações do programa Jovens Urbanos. Neste sentido as atividade do dia 10 iniciou com a apresentação da proposta e em seguida a solicitação de uma reflexão individual em relação as seguintes questões norteadoras: O que eu busco com o PJU?, O que o PJU contribui para a minha vida? Qual contribuição posso dar ao PJU? O que entendo com os termos PJU? Após momento para reflexão e produção de textos sobre a questão, alguns jovens elaboraram perguntas e questões voltadas a dinâmica de aquecimento já que era sabido entre os jovens que o processo de apresentação do plano participativo seria desenvolvido com educadores de outra ong. Neste sentido, alguns grupos elaboraram algumas questões sobre a ong do educador visitante.

O dia 12 seguiu com duas ações. A primeira ação consistiu na continuidade das questões que estariam envolvidas no processo de desenvolvimento e envolvimento dos jovens no plano participativo. Neste sentido retomamos as questões sobre o sentido das explorações, produções e experimentações bem como a relação entre juventude e cidade.

Por fim, as ações do dia 13 de novembro ficaram para a continuação da elaboração e organização de um mini projeto a ser desenvolvido pelos jovens. Assistimos a produção de um video teatral dos jovens do período da tarde como demonstração do que poderiamos entender como produção(veja relatório do educador da tarde e video produzido pelos jovens da tarde.)

Avaliação: As atividade de apresentação de conteúdos aos jovens foi melhor aceita do que a as atividades voltadas a elaboração dos grupos de alguma atividade ou questão dos interesses dos jovens as quais poderiam se converter em projeto. Neste sentido o educador procurou estabelecer pensar estratégias de construção mutua de propostas de ações com parte dos grupos constituidos e engajados na proposta de construção de micro-projetos.

Recomendações para próximas ações: Mais dinâmicas voltadas ao estimulo de criação e iniciativa.

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Turma da Tarde



Exploração local – nossa comunidade

Texto feito por: Bárbara, William, Jhonathan, Raissa, Andreza, Jaqueline, Wallace e Alessandro

Primeiro dividimos os grupos onde quem iria fazer o que. Lucas e Daniela filmaram e tiraram fotos e o restante do grupo acompanharam todo o processo de edição mostrando os locais onde conheciam e as áreas sujas da represa da comunidade do Jardim Gaivotas.
Muitas pessoas do cantinho do céu e até mesmo os moradores do gaivotas não conheciam o próprio espaço que tem. Conhecemos melhor a área da represa e alguns de seus moradores. Reparamos que o lugar é muito sujo e mesmo assim muitas crianças tomam banho e brincam ali por não ter outro tipo de lazer.
O gaivotas no momento está em processo de urbanização arrumando principalmente as áreas mais prejudicadas (ruas sem asfalto, buracos, esgoto etc).
Alem de conhecermos o espaço sujo e as áreas mais precárias visitamos o espaço de lazer do xique xique. Um espaço mais pra festa, e também um parquinho que fica perto do xique xique e o campinho.



Essa experiência trouxe um pouco mais de conhecimento do bairro e foi uma das nossas primeiras explorações.
Quando voltamos, fizemos um grupo de cantinho do céu e o outro do gaivotas. As pessoas do Grupo começaram a debater o que tem e o que não tem nos bairros. Aqui no Gaivotas por exemplo tem o posto de saúde e no cantinho do céu não tem. O cantinho do céu tem a escola CEU Navegantes.



O que achamos em explorar a comunidade?

Nós exploramos o gaivotas, conhecemos o que tem de melhor. Nós conhecemos a chácara xique xique, olhamos pelo buraco do portão e vimos o que tem lá dentro. Tinha uma quadra de areia. Nesta mesma exploração, passamos na frente de uma casa de farinha, mas nós não conseguimos entrar porque o dono não estava. Também vimos onde os trabalhadores da prefeitura que estão consertando as ruas do bairro guardam suas maquinas e caminhões, e com todas essas experiências, tivemos muitas idéias.



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Turma da Manhã

Data: 3 de novembro. Período: Adesão. Turma: Manhã.

Título: Recuperando as ações e construindo entendimento; Socialização e avaliação coletiva das ações desenvolvidas entre jovens, educadores com Cenpec/Encontro técnico.

Ação: Produção de texto, Construção de Tabela em excell e Flip Sharp, Roda de conversa com os jovens, avaliação das atividades desenvolvidas durante o 1º mês de atividade formação para as primeiras propostas de micro projetos.

Detalhamento:

objetivo: avaliação pessoal e coletiva de nossas ações e elaboração de estratégias de ações para melhoramento das ações futuras.

justificativa: De acordo processo de gestão e monitoramento do desenvolvimento do programa Jovens Urbanos desenvolvidos pelas ongs constituir processo de avaliação e auto avaliação entre jovens e jovens, jovens e educadores, e cenpec e ações desenvolvidas pelos educadores.

desenvolvimento: As ações da primeira semana do mês de novembro se inicio com a visita técnica realizada pelo cenpec nas ongs. Assim, sob o espirito de avaliação das ações realizadas em 4 semanas as atividades do dia 3 começaram com um exercicio de memória em vista de recuperarmos e discutirmos coletivamente o conjunto de ações que desenvolvemos até então. Para tanto desenvolvemos 2 estratégias básicas enquanto oficina. A primeira dela consistiu na produção de texto pessoal subsidiadas com as questões: O que já fizemos? Quais problemas encontramos? Quais as nossas críticas e sugestões?. A segunda estratégia consistiu na exposição das produções textuais enquanto manifestação de um ponto de vista das ações realizadas. Objetivo destas ações teve como objetivo exercitar a memoria pessoal e a memoria coletiva em vista de identificarmos todos juntos as percepções pessoais e portanto o sentido das atividades desenvolvida por nós e, as percepções coletivas acercas das ações e atitudes que tomamos uns em relação aos outros como também em relação as nossas ações. Por fim constituimos uma tabela com frases significativas extraídas de cada texto pessoal produzido baseado nas questões norteadoras da avaliação e analisamo-as coletivamente em vista de formarmos apontamentos para as ações futuras.

avaliação: A atividade de avaliação seguido de visita técnica foi muito produtiva. Conseguimos encaminhar desde problemas de comunicação entre os próprios jovens como também observações por parte dos jovens em relação ao procedimento do educador em relação as oficinas. Enquato educador pude perceber alguns enfoques os quais não tinha me dado conta. Por parte dos jovens, ao que se refere aos conflitos entre eles gerado pela própria relação social recente entre eles conseguimos desenvolver uma roda de conversa voltada a exposição dos sentimentos a medida em que construímos a tabela e nela se apresentou os motivos

a percepção dos jovens: A percepção dos jovens se constituiu atravéz das tabelas e dos textos produzidos e se encontra em arquivo anexo.

Recomendações para próximas ações; as recomendações para o educador foram: abrir mais espaço de fala e criação/intervenção por parte dos jovens, estimular e propiciar a criação de projetos, realizar mais dinâmicas, as recomendações para os jovens foram; participar mais das ações coletivas, respeitar as falas e o modo de ser dos jovens.

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Turma da Tarde

Oficina de elaboração do blog


Texto por: Andreza, Alessandro, Jaqueline, Bárbara, Jonatham, Wallace, William

Nesta atividade, o educador Leandro não pode comparecer, então pediu para o educador Fernando ficar conosco.

Ele começou a explicar o que era o blog, muitas pessoas no grupo não sabiam o que significava isso, então a atividade do dia era conhecer mais este universo e linguagem.

Montaríamos um blog, criaríamos uma conta no youtube e passaríamos todos os materiais capturados nas explorações, experimentações e produções (vídeos, fotos, textos etc). Montamos esse esse blog com a nossa cara, ou seja, Jovens Urbanos 5ª Ediçã

Esta sendo uma experiência única para o grupo aprender o que é o blog poder mostrar tudo o que agente já fez para os amigos e familiares.


Nota do Educador (Leandro).

Devido minha ausência neste dia, o Educador Fernando tocou a atividade com o adolescentes, introduzindo a proposta de elaboração de blog para registro das idéias e atividades dos jovens.

Em conversas posteriores, os adolescentes disseram ter gostado muito da atividade, e se mostraram bastante interessados em expor suas ações e pensamentos para seus amigos e familiares através da ferramenta blog. Como a maior utilização dentro do mundo virtual por parte dos jovens ainda é o ORKUT, problematizamos a viabilidade da criação do blog (se eles iriam utilizar a ferramenta). Eles deram a sugestão de lincarmos o blog na página de perfil do Orkut. Acreditamos que seja uma boa opção para que as atividades sejam sociabilizadas para seus amigos e familiares.

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Turma da Manhã

Encaminhando propostas pós período de avaliação e visita técnica.

Data: 04 á 5 de novembro de 2009. Período: Adesão. Turma: Manhã.

Ação: Rodas de discussão e leitura, formação de grupos de afinidades temáticas para a organização de micro projetos. Anotações de propostas de projetos dos jovens.

Detalhamento

Objetivo: Re-apresentação aos jovens sobre a proposta do programa Jovens urbanos seguida de distribuição de pequenos textos ilustrativos e explicativos sobre o sentido das ações: Exploração, Experimentação, Produção e Cartografia.

Justificativa: Com base nas questões apresentadas pelos jovens no dia 03 de novembro –dia da visitas técnicas sobre sobre o grau de entendimento da proposta do programa Jovens Urbanos re-apresentar aos jovens os objetivos mais gerais e especificos do programa Jovens Urbanos.

Desenvolvimento

Nos dias 4 e 5 de novembro procuramos seguir com parte de uma grande lista de apontamentos tirado no dia anterior. Questões no caso: abertura de um maior espaço para os jovens em termos de organização e formulação de propostas de ações conforme os seus respectivos interesses. Especificamente, no dia 4 a primeira ação consistiu na exposição de mais informações aos jovens sobre os objetivos mais amplos e especifico do programa jovens urbanos neste sentido apresentamos ao jovens uma pequena sequencia de slides impresso em folha a4 inspirado em parte do material apresentado pelo cenpec aos educadores denominado: Jovens Urbanos 5º edição e Fundamentos da Gestão. As questões norteadoras para exposição do material constituio com base nas questão formulada em consulta com os jovens, foram: O que é o programa Jovens Urbanos? O que faz o programa Jovens Urbanos? O que os jovens do programa Jovens Urbanos farão ao longo dos 12 meses? Essas questões foram formuladas em devido a identificação e até mesmo apontamentos por parte dos joves da não compreensão ou compreensão parcial acerca das dimensões e propostos do programa Jovens Urbanos.

No dia 5 a oficina se constituiu a partir de algumas demandas trazidas pelos próprios jovens em relação a produção de atividades. Neste dia, discussões sobre ¨Como fazer¨ e ¨O que fazer¨ em termos de projeto gerou as mais diversas propostas tais como; Realização de reportagem sobre o problema das drogas na juventude e sobre o problema do transporte público.

Avaliação: A partir deste material passamos o dia a esclarecer questões trazida pelos jovens sobre os objetivos e metas do programa bem como pensamos sobre de que forma determinadas reivindicações dos jovens poderiam ser articuladas a estrutura operacional do programa. Este aspecto já consistia nas discussões sobre planejamento com os jovens ja em andamento entre educadores e gestores do programa Jovens Urbanos. Quanto a organização dos jovens para elaboração de projetos observei que os mesmo ainda assim necessitam de subsidios para orientação e nem sempre conseguem manter um plano inicial com começo e fim. Este aspecto deu inicio a uma longa discussão sobre os processos práticos de se transformar planos em práticas.

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Turma da Tarde

Teatro – Preconceito, comunidade e Sexualidade

Texto feito por: Ariane, Mariane, Fernando e Thais

Nós fizemos um teatro, para expressar as opiniões e idéias que tivemos depois de assistir o filme “sou feia mais to na moda”, que falava entre outros temas, sobre o funk do rio de Janeiro.

O teatro foi uma experimentação muito boa. Uma das melhores que nós passamos até hoje.

A turma se dividiu em três grupos, e os temas das peças foram Sexualidade (foi feito com informações de tudo que acontece na nossa comunidade), preconceito (pois muitas pessoas inda tem preconceito), e o terceiro, falava sobre a comunidade.

Com tudo isso que nós fizemos aprendemos muitas coisas. Foi uma ótima experiência, e esperamos que possamos aprender mais.

Nós do grupo discutimos e concluímos que os teatros foram muito bom para nós. Aprendemos muito com tudo o que fizemos.

Nota do educador:

A proposta apresentada aos educandos, foi a de discutir os temas apresentados no filme/documentário “sou feia mais to na moda” (referente ao cenário da musica funk nas comunidades cariocas), e com base nesta discussão, encontrarmos uma forma alternativa de expressão das idéias trocadas. Foi levantado em grupos diversas possibilidades, como musica, poesia, ilustrações visuais (desenhos recortes) teatro, etc. E o grupo optou pelo teatro.

O que chama atenção, foi a disposição e empolgação dos adolescentes em desenvolver a atividade, o que resultou na elaboração de texto, ensaio e apresentação de 3 pequenas peças em um único dia.

Para a apresentação das peças, contamos com a presença do educador Fernando, do coordenador Valther, da Cris e da Nádia (funcionárias da Vento em Popa). E todos elogiaram muito os trabalhos realizados pelos jovens, que conseqüentemente ficaram muito felizes e orgulhosos dos trabalhos realizados.

Ps - Os videos estão com má qualidade, devido as gravações terem sido realizadas com o recurso de um telefone celular...


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Turma da Manhã

Título: Construindo práticas a partir dos saberes dos jovens sobre a comunidade/cidade e escola. Conhecendo a(s) comunidade(s) a partir dos saberes socializado entre os jovens..

Data: 06 e 07 de outubro de 2009. Periódo: Adesão Turma: Manhã.

Ações: Produção de textos individuais e coletivos sobre o bairro de origem. Produção de textos individuais e coletivos sobre bairros vizinhos. Composição de grupos de jovens para discussão sobre os bairros de origem e bairros vizinhos, planejamento de atividade de campo para apresentação dos bairros e suas caracteristicas entre os jovens.

Detalhamento

Objetivo: O objetivo da atividade visou desenvolver quatro ações básicas sendo elas: a socialização entre os jovens oriundo de bairro distintos, a troca de informações sobre o bairro de origem de cada jovem entre eles e entre o educador e por fim o conhecimento e reconhecimento dos lugares comuns e estranhos do bairro de origem bem como dos bairros vizinhos.

Desenvolvimento: Formamos grupos com cinco jovens de cada bairro envolvido no programa jovens urbanos promovido pela Vento em Popa. Assim a proposta desenvolvida procurou proporcionar aos jovens que eles trocassem informações sobre aspectos que mais chamam a atenção do jovem em relação as caracteristicas do bairro onde mora ou até mesmo aspectos que fazem parte do cotidiano dos jovens.

A primeira etapa da atividade consistitiu na produção individual sobre a percepção pessoal que os jovens apresentam sobre o bairro onde moram.

A segunda etapa consistiu na troca de textos entre os jovens de um mesmo bairro para observarem quais lugares são conhecidos entre eles e quais luagares deste mesmo bairro são considerado conhecidos para uns e desconhecido para outros.

A terceira etapa consistiu na troca de pelo menos dois jovens de um bairro de origem para outro bairro e la desenvolverem discussões comparativas entre o que determinado jovem acreditava que era o bairro vizinho e a descrição e discurso de um jovem morador do bairro.

A Quarta etapa da atividade consistiu na exposição dos pontos de vista acerca do conhecimento que se tinha sobre o bairro de origem e o bairro vizinho seguido de uma roda de debate e discussão sobre a relação de determinado jovem com o bairro com as informações novas adquiridas sobre os bairros de origem e bairros vizinhos.

Avaliação: As atividades foram interessantes e positivas porque possibilitaram dar o primeiro passo a questão norteadora desenvolvida desde o periódo de formação dos educadores para 5º edição em torno da pergunta ¨Como compreender as construções sociais dos jovens?¨. A partir de registros desenvolvidos através da escrita referenciada a percepção dos jovens sobre o bairro de origem e a percepção que os jovens apresentam em relação aos bairros adjacentes conseguimos captar diferentes modos de pensar os bairros situados próximos a ong, bem como observar o modo como os jovens descreviam as caracteristicas ligadas aos equipamentos públicos, serviços e por fim infra-estrutura dos bairros.

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Turma da Manhã

Título: Entendendo as construções sociais dos jovens sobre a cidade; Construindo práticas a partir dos desejos, saberes e expectativas dos jovens.

Data: 26 á 30 de outubro de 2009. Periódo: Adesão. Turma: Manhã.

Ação: Visita ao parque ibirapuera e Museu Afro-Brasileiro.

Detalhamento

Objetivos: Desenvolver saídas a cidade com os jovens em vista de proporciona-los a experiência de circular pela cidade a partir de olhares diferenciados para a cidade. Proporcionar espaços de discussão como tentativa de mapeamento dos desejos de práticas e interesses dos jovens.

Justificativa: De acordo a questão que norteou o mês de outubro durante o período de adesão desenvolver saídas com os jovens a partir dos interesses e conhecimentos de locais identificados pelos jovens como locais dotados de sentido para suas vivencias enquanto jovens.

Desenvolvimento: A última semana do primeiro mês de atividades desenvolvida com os jovens recem chegados ao programa jovens urbanos se desenvolveu com dois eixos básicos de atividades, a primeira consistiu nas discussões em grupos para a construção de consenso entre os jovens.

Neste sentido as atividades do dia 27 ao dia 29 de outubro consistiram nas discussões sobre as impressões que o grupo teve sobre o Parque da Aclimação e os problemas de comunicação entre o grupo de jovem ao que se refere a organização dos objetivos da saída.

O segundo momento da oficina foi dedicado a tentativa de mapeamento dos desejos e interesses dos jovens de modo geral, daí montou-se um enorme lista de interesses em papel craft. A qual deixamos ¨no gelo¨ isto é, procuramos guardar essas questões para verificarmos as possibilidades de desenvolve-las no futuro.

Por fim as ações dos dias 28 e 29 de outubro foram desenvolvidas no parque Ibirapuera e no museu afro-brasileiro. A ida ao museu se deu de forma inesperada embora tal evento permitiu uma maior mobilização entre os jovens bem como a indagações sobre as instalações que os jovens viram no museu afro-brasileiro.

O dia 29 de outubro foi dia de avaliação das ações e comparações com a primeira saída no parque da Aclimação.

Avaliação: As atividades de modo geral foram válidas pois permitiu que os jovens continuassem a desenvolver seus processos de socialização entre si. Um aspecto que me chamou atenção foi a questão da organização da fila para tomarmos o onibus, observou-se que, fora do espaço da ong os jovens assumiram uma postura mais coesa entre si formando um grupo contudo o objetivo da formação deste grupo se deu em função de se tentar ¨furar¨ a fala constituída. Essa questão foi discutida na volta da exploração.

Lista de interesse dos jovens; pintura, micro computadores, informática, pesquisa, desenho, reportagens, escrever, grafite, culinária,teatro,rap, esporte.